Horóscopo Chinês e Ano do Galo

edkon-ano-do-galoNo passado dia 28 de janeiro celebrou-se o Ano Novo Chinês do Galo. A EdKon deseja bom ano a todos os clientes. Saiba mais aqui sobre o horóscopo chinês, o calendário e a celebração do ano novo.

Calendário e Celebração do Ano Novo
Na China, são utilizados paralelamente dois calendários: o universal e o lunar. Para todas as atividades económicas, administrativas, escolares e logísticas, os chineses seguem o primeiro. O sistema mais antigo, calendário lunar, organiza-se de acordo com as fases da lua (como o nome indica), sendo também conhecido como «Calendário do Imperador Amarelo» (皇历huánglì) ou «Calendário Agrícola» (农历nónglì), usado pelos imperadores para seguir fenómenos naturais (astronomia, ciclos comportamentais dos animais, ciclos da vida botânica, etc.), de forma a ajustar a atividade social. O povo chinês tem vindo a organizar, ao longo de milénios, a sua vida e atividade rigorosamente segundo este calendário.

Por altura do início do ano lunar (Festival da Primavera, que incide geralmente no mês de fevereiro), os chineses festejam durante quinze dias (desde a lua nova até à lua cheia), e gozam os feriados (festivais) do Ano Novo Lunar, as festas mais importantes do ano. Uma semana antes desta data, inicia-se uma série de atividades de preparação para receber o novo ano: faz-se limpeza geral à casa e afixam-se novas gravuras e recortes de papel com motivos simbólicos alusivos à felicidade e riqueza (peixes, crianças, flores de lótus, carneiros, morcegos, etc.). Ao sétimo dia antes do Ano Novo, faz-se o ritual do culto ao Santo da Cozinha. A noite da primeira lua cheia do ano lunar é considerada como o «Dia dos Namorados», por ser esta noite a Festa das Lanternas (灯节dēngjié), em que as raparigas e jovens mulheres, normalmente cingidas ao lar, podiam sair à noite para participar na festa, dando origem a muitos romances e lendas de amor. A lua cheia tem sido, na cultura chinesa, o simbolismo do amor, da união conjugal e da união familiar. Nesta noite come-se um doce designado 元宵yuánxiāo – bolinhas da lua, feitas de farinha de arroz glutinoso com diferentes tipos de recheios doces, para condizer com a lua cheia no céu e desejar uma vida doce e feliz. Por isso, esta festa é também conhecida como “Festa de Yuanxiao” (元宵节 yuánxiāojié).

Horóscopo Chinês
O ciclo zodíaco na China é representado por doze animais: rato (鼠 shŭ), boi (牛niú), tigre (虎hŭ), coelho (兔tù), dragão (龙lóng), serpente (蛇shé), cavalo (马mă), carneiro (羊yáng), macaco (猴hóu), galo (鸡jī), cão (狗gŏu) e porco (猪zhū).

No horóscopo chinês, cada signo tem as suas próprias características, as quais podem influenciar a personalidade e a sorte de uma pessoa. Os chineses dão importância a este fator, sendo muitos extremamente cuidadosos no planeamento do ano. Por exemplo, no ano do próprio signo (本命年 bĕnmìngnián, no ano em que uma pessoa faz doze, vinte e quatro, trinta e seis, quarenta e oito, e assim sucessivamente), os chineses tomam um especial cuidado, usando objetos e acessórios recomendados (normalmente de cor vermelha) para evitar o azar e a doença.

O valor de cada signo pode variar sob a influência de outros signos: por exemplo, o ano do Macaco é bom para uma pessoa nascida no ano do Tigre, mas o ano seguinte, do Galo, pode ser mau para o mesmo.

(Texto de Sun Lam)